4 pilares fundamentais para planejar qualquer projeto web

O briefing é fundamental em qualquer projeto, pois dele temos o direcionamento de como fazer e qual resultado esperado do projeto, mas muitas vezes o briefing acaba sendo extenso e sendo até um pouco complicado de interpretar e planejar a interface.

Como base inicial, adotei um método em meus projetos que se baseia em 4 pilares fundamentais, que através disso consigo ter minha base mais clara de planejamento e interpretar melhor os dados do briefing, e assim partir para os rabiscos iniciais.

Vamos aos passos!

 

1 – Publico-alvo

publicoalvo

É fundamental saber com que está lidando e quem irá acessar o site, pois isso definirá a linguagem visual, redação, estrutura de layout…

Nesse processo vamos estudar e planejar quem é a persona.

Mas afinal, o que é persona?

Personas, são personagens fictícios que representam seus clientes ideais. São desenhados com base em dados demográficos, comportamentos online, perfil pessoal, motivações e preocupações.

No slide abaixo, você terá uma definição melhor sobre personas e terá uma base melhor para analisar seu publico-alvo.

2 – Objetivo do site

objetivosite

O objetivo do site basicamente é o motivo pelo qual nosso cliente, ou nós mesmo estamos fazendo o site. O objetivo pode ser mostrar seu portfolio de projetos realizados, vender produtos, mostrar os serviços que a empresa realiza, interagir melhor com seu publico-alvo, capturar leads… Enfim precisamos ter a definição pelo qual motivo estamos construindo o site.

3 – Mensagem principal

mensagemsite

Quando acessamos um site ou quando vemos um anuncio… sempre temos uma primeira impressão, certo?

Qual primeira impressão você espera que seu usuario tenha ao acessar seu site? Quais informações ele precisa visualizar logo de cara? Qual reação você espera que ele tenha logo de cara? Obviamente nesse item, você quer que ele fale um grande UAUUUUUU não é mesmo?

Defina qual sua mensagem principal, que pode ser a tradição do seu cliente, um produto carro chefe, um posicionamento de marca, conteudo relevante… Tendo definido esse pilar, trabalhe no primeiro bloco do site, onde é toda parte visível ao acessar o site (sem rolar barra de rolagem), com imagens atraentes, bem trabalhadas e que chamem a atenção, trabalhe uma boa chamada e coloque uma call to action para começar gerar conversão logo de cara.

4 – Conversão

conversaosite

A conversão está totalmente ligada com o objetivo do site, tendo bem clara a definição do objetivo, teremos que definir como trazer resultados para o nosso cliente, e nesse item de conversão que trabalhamos isso.

Se o objetivo definido é mostrar o portfolio, consequentemente haverá interesse do usuário em contratar também os serviços, então a conversão será em orçamentos; se o objetivo for vender através de ecommerce, obviamente a conversão esperada será vendas; e por ai vai…

Com isso planejaremos as telas do site para que haja tal conversão esperada, sendo trabalhando com call to actions (os famosos botões), estrutura do layout, cores, imagens, captura de email, contatos principais bem visíveis…

O design terá uma grande responsabilidade em ajudar a melhorar a conversão, pois será estudado e trabalhado na melhor estrutura do layout para atender o objetivo e conversão, e também um bom design mostra confiabilidade, profissionalismo, credibilidade do nosso cliente.